O Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS) foi criado para representar o International Council on Social Welfare (ICSW) no Brasil. O CBCISS é uma instituição com alcance local, regional, nacional e internacional, que se envolve com questões de desenvolvimento social, bem-estar social, justiça social e meio ambiente. Encontra destaque em sua área de atuação, por representar o ICSW e, por ser aberta a diferentes categorias profissionais das Ciências Humanas, Sociais, Saúde e do Meio Ambiente.

 O International Council on Social Welfare (ICSW), criado em 1928 em Paris, é uma organização global comprometida com “a defesa de direitos, construção de conhecimento e assistência técnica a projetos de várias áreas de desenvolvimento social realizadas em âmbito nacional e internacional”. Seu fundador e Presidente foi o médico René Sand, nascido em Bruxelas, capital da Bélgica, tendo um interesse especial no trabalho social. Em 1919, o doutor René Sand fundou em Bruxelas, com algumas personalidades de destaque na época, o primeiro instituto nacional para formar assistentes sociais, a "Ecole Centrale d'Application de Service Social" (mais tarde "Institut d'Études Sociales d'Etat").

No Chile, no período de outubro a dezembro de 1924, realizou conferências sobre a temática da medicina social que vieram influenciar em 1925 a criação da primeira escola de Serviço Social da América Latina, em Santiago, Chile. A realização do I Congresso Pan-Americano, em 1945, em Santiago, teve como motivação a celebração dos vinte anos dessa escola.

O ICSW completa em 2019, noventa (90) anos de existência e continua em 2019 sob a presidência da assistente social Eva Holmberg Herrström, da Noruega.

 O ICSW tem o mais alto nível de status consultivo das Nações Unidas em relação ao trabalho do Conselho Econômico e Social e suas organizações associadas. Por ter esse status junto à ONU, o ICSW está envolvido em questões de desenvolvimento social, bem-estar social e justiça social, além de ser consultada e envolvida em importantes questões de desenvolvimento social discutidas pelas Nações Unidas.

O objetivo mais geral e principal do ICSW é promover formas de desenvolvimento social, bem-estar social e justiça social. Para alcançar tais objetivos, realiza pesquisas, organiza seminários e conferências, fornece subsídios para as políticas, desenvolve políticas junto a organizações nacionais e internacionais.

A ICSW tem representações em nove regiões: África Central e Ocidental, África Oriental e Austral, Oriente Médio e Norte da África, Sul da Ásia, Sudeste Asiático e Pacífico, Nordeste da Ásia, Europa, América do Norte e Caribe e América Latina.

Na região da América Latina, o CBCISS é um dos Membros Internacionais e um dos representante mais antigos do ICSW. A Presidente regional do ICSW para a América Latina, desde 2014, é a senhora Nélsida Marmolejos, de Santo Domingo capital da República Dominicana.

Na América Latina, o CBCISS cumpriu o mandato de Vice-Presidência do Comitê Intenacional de Bem-Estar Social da América Latina - CIBS, no período de 2012 a 2014 e vigente até 2018.

Contatos do ICSWwww.icsw.org e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.