O CBCISS foi fundado em 1946 no Rio de Janeiro, quando o ICSW, especialmente no I Congresso Pan-Americano de Serviço Social, em 1945 no Chile, por meio do seu Presidente René Sand, estimulava a criação de “Comitês” nos continentes, inclusive na América Latina, para unir esforços no enfrentamento à injustiça social para com a população. O CBCISS foi idealizado, com a intenção de reduzir a pobreza, por meio de projetos e programas, junto às políticas sociais, visando justiça social, desenvolvimento social e bem-estar social.

O Dr. Moacyr Velloso Cardoso de Oliveira, representante da Delegação Brasileira nesse primeiro evento de 1945, assumiu o compromisso de realizar o II Congresso Pan-Americano de Serviço Social, na cidade do Rio de Janeiro, à época Distrito Federal do Brasil, país indicado como sede pelos Congressistas. Com o tema “Família e Serviço Social”, esse Congresso, foi realizado no período de 2 a 9 de julho de 1949, no Rio de Janeiro (DF). Assumiu também o compromisso de fundar no Brasil, o CBCISS, Comitê Representativo do ICSW.

 A primeira sede do CBCISS se situava à Rua da Candelária – Centro do Rio de Janeiro.

Logo após, o Serviço Social do Comércio – SESC cedeu uma sala - na Av. General Justo n. 307, 5º andar, no Rio de Janeiro para alojar a Secretaria Executiva do CBCISS e desenvolver suas atividades.

Em 1974, transferiu sua sede para a rua Santa Luzia n. 685, 2º andar, em instalações cedidas pelo Serviço Social da Indústria - SESI através de comodato.

Mais tarde, o CBCISS passou a ocupar três salas na Av. General Justo, 275, 3º andar, no antigo edifício que alojou a Legião Brasileira de Assistência e foi denominado “Palácio das ONGs”, até 7 de janeiro de 2018, quando transferiu sua sede para a Rua Pedro Américo, nº 394, no bairro do Catete, Rio de Janeiro.