Biblioteca Zeny Miranda – Criada em 1973, a biblioteca mantém um acervo na área das Ciências Humanas e Sociais, sendo considerada a mais importante biblioteca brasileira na área do Serviço Social pelo seu acervo estimado em mais de 10.000 títulos, acervo este relevante na área social.

A Biblioteca incorpora o acervo pessoal da assistente social Zeny Miranda, doado ao CBCISS por sua família.

O acervo da Biblioteca começou a ser tratado em 30 de junho de 1975 pelas bibliotecárias: Maria Cecília Froes da Fonseca, Márcia Maria Batista Fernandes, Aida Magalhães Bifone e Telma Teles de Freitas. Em 1977, Telma Teles de Freitas assumiu a direção da Biblioteca que foi registrada em 8 de fevereiro de 1977 no Conselho de Biblioteconomia, 7ª Região, sob o número 234.

O Centro de Documentação do CBCISS, denominado Manoel Francisco Lopes Meirelles, criado em 14 de fevereiro de 1977, está integrado à sua Biblioteca Zeny Miranda, permitindo maior acesso aos pesquisadores e aos profissionais das Ciências Humanas e Sociais, à informação, a partir de uma significativa bibliografia. A integração dos acervos possibilitou ao CBCISS, melhor desempenho na cooperação e no intercâmbio no âmbito dos serviços sociais, em um momento histórico sem as facilidades dos meios de comunicação virtuais contemporâneos e portais de consultas que dá acesso a publicações diversas.

O Centro de Documentação Dr. Manoel Francisco Lopes Meirelles, órgão de informações e divulgação do CBCISS, abrange a Biblioteca Zeny Miranda com um acervo relevante na área social e o setor de Publicações.

A assistente social Zeny Miranda (1910-1972) foi uma das fundadoras do CBCISS e membro do seu Conselho Nacional e exerceu dois mandatos de Assistente Técnica na Diretoria do CBCISS.

Em 20 de agosto de 1996 - 50 anos do CBCISS -, foi inaugurado o Espaço cultural Balbina Ottoni Vieira. A assistente social Balbina Ottoni Vieira foi Assessora Técnica da Diretoria do CBCISS, professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, membro da Comissão Editorial da revista Debates Sociais e autora de vários livros sobre Serviço Social.

As publicações do CBCISS buscam suprir a necessidade de comunicação e intercâmbio e facilitar o acesso a publicações do exterior, pelo registro de experiências diversas. São elas:

  1. Revista Debates Sociais (1965);
  1. Coleção de Temas Sociais conhecidos pela denominação de “Caderno da Série Verde” (1968);
  1. Coleção Zeny Miranda(1977) - trabalhos sobre reabilitação Profissional;
  1. Coleção Tempo e Vida (década de 1980) - estudos sobre envelhecimento em parceria com a Associação nacional de Gerontologia;
  2. Coleção Helena Iracy Junqueira (1998) - experiências na área da criança e adolescente;
  1. CBCISS em Rede - Boletim Informativo Eletrônico, acesso em: <https://cbciss.org/index.php/publicacoes-mainmenu/cbciss-em-rede>.