O CBCISS teve três líderes fundadores: Dr. Manoel Francisco Lopes Meirelles, Dr. Moacyr Velloso Cardoso de Oliveira e o Dr. Luiz Carlos Mancini.

O economista Dr. Manoel Francisco Lopes Meirelles, de Bagé (RS) (1921-1976), com Doutorado em Ciências Sociais, na então Universidade do Brasil (UFRJ), onde foi professor adjunto na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, também exerceu o mais alto posto na direção executiva do Serviço Social do Comércio (SESC-Nacional). Foi Presidente do Sindicato dos Economistas do Rio de Janeiro e outras entidades da classe dos economistas.

No CBCISS, o doutor Dr. Manoel Francisco Lopes Meirelles foi Secretário Geral no período 1957/59, sendo reeleito nos biênios 1959/61 e 1961/63. Foi eleito Presidente do CBCISS (categoria que substituiu a de Secretário Geral), para os biênios 1963/66 e, reeleito nos períodos seguintes, até falecer, em 19 de agosto de 1976.

A primeira Diretoria do CBCISS, que também aprovou seus Estatutos, foi eleita a 9 de agosto de 1957, com a seguinte composição: Secretário Geral – Dr. Manoel Francisco Lopes Meirelles; Secretário Adjunto – Edy Pinto Maciel Monteiro; Assistente Técnico – Zeny Miranda; Secretário Assistente – Lincoln Allison Poppe; Tesoureiro – Rosario Giovanni Umberto Stramondinoli.

Dr. Moacyr Velloso Cardoso de Oliveira, de Vitória (ES) (1913-1992), advogado especialista em Direito do Trabalho e Previdência Social, um dos líderes fundadores, assumiu como Presidente do CBCISS para completar o mandato do Dr. Manoel Francisco Lopes Meirelles. Foi eleito Presidente em dois mandatos (1978/81 e 1981/83), Vice-Presidente nos cinco primeiros mandatos (1963/66, 1966/69, 1969/72, 1972/75, 1975/78) e acumulou, por um determinado período, a Secretaria-Executiva. Exerceu também as funções de jornalista responsável pela revista “Debates Sociais”. Foi Vice-Presidente e tesoureiro da região da América Latina e Caribe do ICSW, assumindo, por um período, a Secretaria dessa região.

O CBCISS fez a ele uma homenagem, criando em sua Biblioteca, a “Coleção Moacyr Velloso Cardoso de Oliveira”, que reúne as publicações sobre Previdência Social e Seguridade, documentos cedidos por ele, para a “Coleção de Temas Sociais” e artigos de sua autoria, publicados na revista “Debates Sociais”.

O doutor Luiz Carlos Mancini (1917-2011), assistente social e advogado nascido no Rio de Janeiro, presidiu o grupo fundador do CBCISS, sendo um dos organizadores do II Congresso Pan-Americano de Serviços Sociais (1949). Foi professor da PUC-Rio e primeiro presidente da Associação Brasileira de Assistentes Sociais. Na década de 50, participou da fundação da Escola de Serviço Social para homens, assim contribuindo para a PUC-Rio adquirir status de Universidade.

Doutor Luiz Carlos Mancini integrou o Conselho Diretor da PUC-Rio, organizou a área social do Instituto dos Comerciários no Rio de Janeiro em 1942. Em 1949, dirigiu o Departamento de Assuntos Sociais da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington. Assumiu cargo de Secretário de Administração do Governo Carlos Lacerda (1960), de Presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (1981) e integrou o Conselho Pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio.

Sua preocupação e responsabilidade com as questões do seu tempo, levaram-no a expressar em seu Discurso proferido na XI Conferência Internacional de Bem-Estar Social – ICSW, realizada em Petrópolis (RJ) o que segue, publicado nos ANAIS (1962):

Por detrás da questão social – como hoje se apresenta – trava-se uma luta ideológica na qual o homem nem sempre é objeto de promoção social, mas de conquista. Não são poucas, infelizmente, as regiões do mundo, nas quais a liberdade é uma concessão do Estado e o espírito produto de hábeis combinações obtidas pela ação de poderosa instrumentalidade, destinada a fabricar a opinião pública e a condicionar o comportamento social” (MANCINI, ANAIS, 1962, p. 61).